segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A Correção Fraterna

Lagoa da Prata - Lençóis Paulista.SP
O Evangelho do dia 04 de Setembro, nos apresenta Jesus como um verdadeiro mestre das relações humanas. Nos ensina como nos relacionar com o próximo nos momentos de conflitos.

O Mestre Jesus nos dá uma grande lição, como sempre, de como sermos homens dignos e não perder essa dignidade, principalmente em tempos de crises nos relacionamentos. Perde a dignidade quem endurece o coração e fecha o ouvido à voz de Deus.

O que o Senhor Jesus nos ensina é que se voce tem algo contra o seu irmão, chama-o a parte e o corrija. Isso chama-se correção fraterna. A correção fraterna se dá no amor, como vai dizer o apóstolo Paulo na segunda leitura desse domingo de setembro. Jesus então nos ensina a viver a graça de não devermos nada ao irmão à não o amor. 

Viver essa correção fraterna não é fácil, todos nós concordamos, por isso o mesmo Jesus nos alerta que: se seu irmão te ouvir, você ganhou um amigo, caso contrário...tens mais um inimigo! Se ele não quiser te ouvir chama algumas testemunhas para juntos haver um acordo. Se mesmo assim o coração continuar endurecido...dize-o a Igreja, ou seja, comunica à assembléia dos fiéis em Cristo. Mesmo assim, se endurecido o coração do irmão continuar...seja considerado com um pagão e ou um pecador público. 

Deus quer a salvação de todos, excluir as pessoas dessa salvação deve ser uma decisão particular, embasada na liberdade do individuo. A exclusão comunitária é um assunto quando se esgotar todas as soluções anteriores. Nisso consiste também o de não expulsar e nem excluir por decretos, mas, em sentido profundo: o fechamento ao perdão já leva ao isolamento em si. Também: a pessoa deva ofendida deve buscar fazer a sua parte e se a outra não amoleceu o coração para a voz de Deus, deixar que ela amadureça naturalmente a sua condição. Enquanto que o ofendido depois de buscar todas as soluções apresentadas de reconciliação, fique tranquilo quanto à justiça que se deva fazer, confiando mais na misericórdia divina e na conversão das pessoas.

As correções devem ser realizadas, as amizades não devem ser destruidas, as oportunidades devem ser aproveitadas, pois, Deus na sua infinita sabedoria, não criou o homem para ser uma ilha, mas, para ser um ser de relações. 

Neste mês também somos martirizados pelas midias com relação às grandes nações que se realmente ouvissem a voz de Deus ao invés de seus interesses particulares, evitariam tantas inimizades e falta de respeito à dignidade humana com suas guerras forjadas e justificadas em nome de Deus. Onde assassinam inocentes e geram preconceitos e formam a opinião pública da cultura do morte e exclusivismo. Atentados como o de 11 de setembro devem ser marcados como um sinal de paz e reconciliação e não como um sinal de exclusão e de geração de mais ódios e vinganças, mas, de diálogo e correção fraterna!

Deus seja Louvado por nos dar a oportunidade de nos relacionarmos e de nos convertermos.

sábado, 3 de setembro de 2011

Entardecer

Ja entardecia quando os discípulos atravessaram o lago em direção a Cafarnaum, quando Jesus apareceu a eles andando sobre as águas. Estavam com medo, e Jesus lhes diz: "Sou eu, não temais" (Jo 6, 16-21). Quantas e quantas vezes sentimo-nos assim, como os discípulos, com medo ante as dificuldades. Mas se observarmos, bem nessa pericope, os discípulos estavam com medo porque Jesus não se fazia presente no meio deles. Quando os discípulos o vê, Jesus os acalma, "Sou eu, não temais".
É isso ai, quando estamos com Jesus nada pode nos abalar, machucar, ferir, mesmo que isso aconteça, é Ele quem vai nos curar, nos consolar e fazer cicatrizar todas as feridas.

Não tenham medo. Nas tribulações vamos clamar por Jesus e buscar te-lo presente em nossa vida.

A Sentinela

"Filho do homem, eu te coloquei como sentinela da casa de Israel" (Ezequiel 3,16).

O que faz a sentinela? Vigia sem cessar na intenção de proteger a si e aos que estão ao seu cuidado, ou às coisas que foram colocados sobre a sua guarnição. 

O Senhor Deus quando criou tudo o que existe colocou tudo à dominação do homem, também criatura dEle. Dominar na Bíblia é uma palavra e verbo que significa cuidar e não no sentido negativo que vemos hoje de exploração e destruição. Mas, sim, fazer-se conservar.

Toda a graça de Deus recai sobre a humanidade como autoridade para cuidar de seus assuntos, dominar os seus interesses. Estamos vigilantes? Sendo verdadeiras sentinelas daquilo que pertence a Deus? Nós mesmos e os outros e toda obra da natureza? 

Possamos refletir como anda nossa casa, nossa vida, nosso ministério eclesial, nossa família, vida pessoal, comunitária, sentimental, enfim...como sou como sentinela? Façamos essa reflexão.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Setembro, o Mês da Bíblia

Setembro no Brasil é conhecido como o Mês da Bíblia. Por isso a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) através do órgão: Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, orienta que durante esse mês reflitamos o Livro do Exodo nos seguintes capítulos: 15,22 até o 18,27. Trata-se do "Livro da Travessia". 

Possamos nos aproximar de Deus durante toda a nossa vida para atravessarmos, com coragem e confiança em Deus, o mar de nossos pecados para uma vida nova, repleta de esperanças renovadas e alegria perfeita nas graças de Deus no Paraíso Celeste, uma pátria onde corre leite e mel com abundância.

Vamos ser firmes e fiéis sempre nos orientando pela Cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, a Palavra de Deus que se fez Carne e habita no meio de nós.