Hoje o Livro dos Atos dos Apóstolos (5,27-33) que também pode ser considerado a continuação do Evangelho de Lucas, retrata Pedro afirmando a supremacia da vontade de Deus sobre as vontades humanas.
Vivemos dias atuais onde muitos querem "mandar"; querem explorar; uma sociedade que vive o caos de sistemas econômicos que dominam os homens e gera a pobreza e o egoismo; geram prisões no consumismo e vaidades!
Precisamos de ouvir pela voz de Pedro a mensagem de Deus para os homens nos dias atuais. Pedro diz: "É preciso antes fazer a vontade de Deus e não a dos homens"! Atualmente parece que nem a vontade dos homens estamos fazendo, quanto mais a de Deus! Somos guiados por regimes econômicos. Ficamos preso ao dinheiro, ao poder, ao status e os que vivem na simplicidade de sua pobreza, desejam não aquilo que lhe é necessário,mas, aquilo que é supérfluo e vazio que poucos possuem, por isso, já é supérfluo e não essencial.
Há dessa forma e, encontramos isso no Evangelho do primeiro Domingo da Quaresma, uma idolatria na sociedade à qual Jesus foi tentado por Satanás.Jesus venceu essas tentações do ter, do poder e do prazer. Tentações que nós homens ainda não conseguimos superar. Por isso, não cala em nós cristãos o desejo de sermos e seguirmos o modelo de Pedro, apreendido de Jesus, é preciso fazer o vontade de Deus e não a nossa! Senão vamos ser escravos de nós mesmos e fazer do mundo um lugar impossível de se viver e conviver, pois, não teremos mais respeito uns pelos outros. Prestemos atenção, pois, isso está no começo, tem como combater, antes que se torne um vício em nossa sociedade, se é que ja não se tornou!
Pensemos a respeito, por isso, façamos as nossas orações a fim de que na intercessão de Maria, aquela que se submeteu a vontade de Deus e foi testemunha das graças divinas em sua vida, a fim de que possamos fazer sempre a vontade de Deus antes que as dos homens.
