sábado, 23 de agosto de 2014

Coração Misericordioso de meu Senhor

Foto de Padre Rogério Zenateli no retiro do clero de Botucatu
em Agudos-SP 06082014
Eu não moro em um lugar solitário. 
Sou vizinho de sentimentos e desejos constantes da prática do bem.
Moro numa cidade não distante de meu ser.
Minha morada é o coração de meu Deus.
Lá encontro a misericórdia que não vejo em corações humanos e deveria encontrar, por ser eu um ser humano. 
Começo a imaginar: não tenho misericórdia em meu coração também? Já que em outros semelhantes a mim ela parece não existir.
Seria a misericórdia apenas um atributo divino longe de ser uma realidade humana?

Ó Coração Misericordioso de meu Senhor, tende misericórdia de mim que não compreende a dor da humanidade e seus egoísmos.

Não estamos só

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Simples

Deus se manifesta a nós na simplicidade.

Na pequenez dos gestos Deus deixa a sua marca.

Uma de suas maiores marcas registradas é a Eucaristia. Na simplicidade de um pão, Deus esconde a sua divindade e sua graça sobre o homem e sobre o mundo.

Outra marca importante do Cristianismo é a Cruz. Em um símbolo de morte e sofrimento, o Senhor, esconde a vida e o perdão.

Simples gestos, amor profundo pela humanidade.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Deus nos ama

Sim não importa a Deus os nossos erros, embora muito o machuque. O que lhe importa é o amor que Ele tem por nós. Esse amor gera o perdão para os nossos erros.

Deus tem o poder de transformar as nossas transgressões em graças para nós. A graça do perdão.

Nossa parte nisso tudo é o arrepender-se de ter errado. Tenhamos forte em nosso viver também o dom do temor de Deus nos conferido pelo Espírito Santo.

domingo, 17 de agosto de 2014

No entardecer de nossa vida

No entardecer de nossa vida, Deus nos ensina n'Ele esperar.

Vamos chamar de entardecer os dias em agonia que vivemos. Quando a doença tira o nosso chão. A morte abate nossa família, levando embora de nossa presença um ente querido. Enfim, entendamos o entardecer como alguma coisa triste, que nos causa medo, dor e desesperança.

Quando nossa vida se transforma em um período de calvário, de sofreres, Deus nos ensina que Ele está conosco. Sustendo nossa fragilidade, pois, quando nossas forças se esvaem, vem a força de Deus nos suster.

Deus dissipa a escuridão do nosso viver, pois, é a verdadeira luz que brilha em nosso existir. Não é passageiro porque é eterno. 

sábado, 16 de agosto de 2014

União, a vida do cristão

A vida do cristão não se trata de solidão. Se trata de união. 

Sim, o cristão é para a unidade e não para a divisão. Um cristão e dividido é um cristão tendencioso ao escárnio e ao escândalo.

Uma comunidade cristã dividida é uma comunidade tendenciosa ao escárnio e ao escândalo igualmente.

A essência cristã é a união em Cristo Jesus, que pede, Amai-vos uns aos outros!

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Esperança de dias melhores

Deus tem o dom de nos dar esperança em dias melhores. 

Cada amanhecer vivenciado em nosso existir tomamos posse em ser uma esperança renovada. Um dia novo. Uma chance nova de fazer um dia melhor que ontem. Essa é uma liberdade que o nada e ninguém tira de nós: de fazer um hoje mais feliz do que foi ontem.

Deus é o dono dessa liberdade e nos dá para ser feliz e a nossa esperança seja renovada a cada amanhecer.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Irradiar a Luz do Senhor

Somos um povo eleito pelo Senhor para fazer irradiar a sua luz sobre o mundo. 

Confiemos no Senhor, pois, Ele confia em nós, apesar de nossos pecados, para fazer irradiar a sua luz, sua verdade, seus ensinamentos, sua salvação à todos os povos.

Em tudo sejamos solícitos no Senhor, como dizia o Apóstolo Paulo, correspondamos com o nosso amor, o amor que o Senhor tem por nós. É um amor sincero e justo. Obrigado, Senhor, por confiar em minha (nossa) pequenez, isso nos faz ser (sermos) grande (s).

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Vencer obstáculos

Nascemos para vencer obstáculos. Deus nos concede esse dom. Por isso, não ficamos limitados ao nosso comodismo, mas, "saímos à luta" diária para vencer os nossos limites e assim, proporcionar, ao nosso ego a sensação da vitória. 

Deus confia em nós para romper também com o egoísmo e com o individualismo. Por isso, nos ajuda a amar o próximo: dando o exemplo de seu Filho Jesus, que entregou a sua vida por nós; e, nos perdoa constantemente ao cometermos pecados.

Sejamos vitoriosos e vençamos nossos limites.

sábado, 9 de agosto de 2014

Creio que não existam pessoas falsas

Quando o ser humano não consegue amar verdadeiramente o seu semelhante, deixa brechas para que o sejam semeados a divisão, o rancor, as mágoas em seu íntimo. 

Isso leva à tristeza e à viver em certa maldade neste mundo. Age na vida dos outros por interesse e não por amizade sincera. 

Precisamos pagar o mal com o bem. Assim poderemos vencer os ódios e fazer com que todos amem uns aos outros como a si mesmo. 

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Vamos deixar Deus fazer a diferença em nosso mundo

Deus não nos ignora. Temos paciência em suas demoras. 

Há um tempo para tudo. Tempo para plantar e tempo para colher.

Há sempre um horizonte que devolve para nós a esperança. Deus está presente em pequenas ações no mundo. As extraordinárias, Ele quer realizar conosco! 

Muitas vezes ignoramos a presença de Deus em nosso mundo. Em nosso viver. Coisas extraordinárias Ele fará quando deixarmos de ignorá-lo. Vamos deixar Deus fazer a diferença em nosso mundo?

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Maria um Caminho que nos leva a Jesus, o Cristo Salvador




Maria é um caminho que nos leva a Cristo. Ela mais do que qualquer outro ser humano sabe como chegar à Jesus. Fazendo a vontade de Deus.
 
Temos esse ensinamento de Maria, fazer a vontade de Deus. Quando diz “Faça-se em mim a vossa vontade” e “Fazei tudo o que ele (Jesus) lhes disser”. A vontade do Senhor é o melhor para nós. Por isso, vamos ser obedientes à voz do Senhor que nos fala pelos exemplos de Maria, modelo de seguimento de Jesus cumprindo a vontade do Senhor, nosso Deus.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Elevamos uma canção a Deus

A Deus podemos elevar uma canção. Canção que fala das nossas alegrias, pois, Ele irá duplicar a nossa felicidade. Canção que fala das nossas tristezas, pois, Ele tem o poder de dissipar as nossas tristezas e voltarmos a sermos alegres.

O abandono de nossas vidas na mão de Deus é segurança para a felicidade ser completa e nada nos faltar.

Ele merece todo o nosso louvor e adoração. Salve o Senhor, o nosso Deus!

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Confiemos no Senhor

Quando nosso Deus esquecer de nós, aí sim precisamos ficar preocupados.

O bom de tudo isso é que Deus nunca vai se esquecer de nós. Sejamo-nos fiéis, àquele que é fiel a nós e nunca nos abandona. 

As dificuldades da vida, é da vida, elas aparecem sem a gente pedir. Mas, Deus é conosco! 

Persistimos e não desistimos. Deus é por nós.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Deus nos leva além

Deus é o Senhor de tudo. Ele criou tudo o que existe. Manifesta dessa criação um amor perfeito por todos nós. 

Quando olhamos no horizonte, sentimos que podemos ir além, pois, o Senhor Deus, Uno e Trino, está conosco. 

Tenhamos a força e a coragem para avançar além...a fé nos impulsiona a vencer os limites. Pois, Deus nos leva além.

domingo, 3 de agosto de 2014

Aprendi de Deus que nunca estou só

Aprendi de Deus que nunca estou só. Deus é providente. Não abandona os seus fiéis. Alimenta com amor e com compaixão cuida dos que a Ele se confiam.

Vamos consagrar todos os dias o nosso viver à Trindade Providente, Deus Uno e Trino, verdadeiro Senhor de nossa vida. Guia providente e Senhor dos senhores. Nos serve e nós o servimos.

Deus é companheiro que nos entende e atende em nossas necessidades. No tempo e no momento certo Ele nos envia o seu auxilio e ai temos a certeza, não estamos sós. Deus exerce a sua compaixão a nós.

sábado, 2 de agosto de 2014

Romper limites

O ser humano tem limites a romper consigo mesmo. Também tem limites a romper com a divindade.

Sem Deus ninguém é forte. Por isso, com Ele conseguimos romper os próprios limites e também os limites que nos separa d'Ele e com os nossos semelhantes. Pois, Deus e o homem é comunicação, é comunhão. Somos partes de um grande mistério e de um grande amor. Não somos uma ilha. Somos uma integração de potencialidades.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Unir Mãos Constrói Perdão

Quando nos unimos para vivenciar um único ideal, nossa meta é chegar no objetivo proposto. Pose ser, e sempre acontece quando se tem mais homens lutando junto, de ideais diferentes virem contra, mas, pra quê discutir, gritar, denegrir se todos os ideais são para o mesmo fim? Por isso, unir mãos constrói perdão: infelizmente as ofensas fazem parte de um progresso. Mas, ficarmos presos a elas, será que é a solução? Unimo-nos e perdoamos uns aos outros e esqueçamos as ofensas e buscamos os objetivos e unidade dos ideais. Jesus nos ensina o dom do perdão para que nossa oferta de nossa vida pelo bem de todos seja melhor. Reconciliar com o irmão antes de atingir o ideal é um caminho de paz e verdadeiro progresso humano.