quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Esperar em Deus


Vitral Paróquia São Joaquim (Igaraçu do Tietê)

O poder de Deus se manifesta de uma forma totalmente contrária aos nossos anseios.

Esperamos sempre que as coisas ocorram da forma que imaginamos e ou queremos. Mas, Deus faz com que aconteçam no tempo e do jeito dele, para ser, não só por Ele,  mas, para ser melhor para nós e para quem esteja ao nosso lado.

Sim, Deus tem esse poder, de deixar as coisas sempre melhor para nós. Saibamos honrar e esperar n’Ele.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Aids/Drogas/Álcool/Prostituição...

Vamos pensar um pouco sobre: Aids / Drogas / Álcool / Prostituição... 

O governo acredita que Combater a Aids, é distribuir camisinhas.

O governo acredita que Combater as Drogas é descriminaliza-la.


O governo acredita que Combater o Álcool e os seus efeitos no organismo e na família é beber com moderação.


O governo acredita que Combater a Prostituição é torná-la uma profissão. 


E no que nós acreditamos para combater esses flagelos que destrói tantas famílias em nosso mundão de Deus?

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Medo...

Foto: Padre Rogério Zenateli
Somos sempre perseguidos pelos nossos medos. Medo de sair de casa. Medo das coisas que planejamos não darem certo. Medo das pessoas. Medo do novo. Assim por diante... Medos que colecionamos.

Dependendo das situações, encarei o medo como aliado; como prudência; como um empecilho, mas, no fim de tudo, o medo eu o assemelho a uma sombra no fim da tarde: parece grande, porém, é pequeno. Assim como a sombra de uma formiga ao fim da tarde, ela parece enorme se virmos apenas a sombra, mas, quando vimos o tamanho da formiga na realidade...

Mas, no entanto, o medo é real. Como vencê-lo? Como Jesus nos pede nos relatos dos Evangelistas: "Não tenha medo, eu estou contigo; eu vencia a morte" ... 

Por aí, já temos uma noção de como vencer nossos medos: com fé em Jesus Cristo.

Confiar em Jesus é se entregar sem medo a uma felicidade. Pois, o medo é empecilho a sermos felizes verdadeiramente. Nos impede de conhecer o nosso melhor. Nos distancia da realização dos nossos sonhos e de uma vida nova. 

Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida, o medo é apenas um obstáculo a ser vencido. E, garanto, a força para vencê-lo já temos!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

UM MUNDO DESCONECTADO



O mundo atual está desconectado. Percebo cada vez mais o quanto o mundo (sociedade - com suas leis e governos) está desconectado da realidade.

Hoje eu assisto um regresso humano. Não existe progresso numa sociedade em que o prazer pelo prazer é o que domina os relacionamentos humanos. A entrega ao outro não se trata mais de um compromisso mas, sim: exploração, curtição, manipulação e jogos de interesses.

Assisto a uma sociedade que escraviza pessoas pelo lucro. E pessoas que se deixam escravizar por não ter forças para lutar contra a escravidão de sua vida moral e familiar.

Acompanho famílias que não sabem mais como lidar com os filhos dentro de seus lares. Acompanho filhos que não tem o amor de seus pais. Muitos deles são mais amados pelos donos de bares, traficantes e usados pelo sistema para encobertar seus crimes contra a nação.

Vejo casais se separando por falta de perdão e dizendo que o amor acabou, sendo que, na verdade, descobriram que tudo não passou de uma ilusão da paixão que se esvaiu e traiu a confiança em si mesmos, buscando em outra pessoa uma razão para sanar os seus erros e jogar a culpa no outro. Covardes e sem amor próprio, conseguem serem enganados pelas próprias mentiras.

A nossa ilusão de que vivemos uma democracia, essa é pior do que a paixão: elegemos todos os anos de eleições os mesmos que usurpam de nossos direitos e, acredito que a democracia exista nesse país apenas no dia de depositarmos nosso voto na urna eletrônica que já computada antes de abrir a sessão. Temos a chance de mudar, mas, votamos sempre nos mesmos. E os mesmos continuam sempre aprontando e desgovernando a futuro do país para uma nação cada vez mais interesseira e corrupta, onde não se distingue mais quem é o corrupto e quem é o corruptor, os papéis se trocam a cada instante.

A decadência de nossa nação chega também quando exaltamos demais os ídolos e esquecemos do essencial de nossa vida. Transformamos um momento de esporte e convivência em guerra idolatra como as Guerras Santas que temos notícias diariamente, enjoando nosso estômago com tantas mortes inocentes. E, o pior, pasmem, a maioria pessoas gostam de vender e comprar esse tipo de idolatria.

Vejo uma sociedade concorrente entre si.

Vivo em um mundo onde o ser humano não tem valor e é tratado como um objeto e não o protagonista de sua história e de seu progresso.

Thomas Hobbes, já dizia, "o homem é o lobo do homem", isso no século XVIII imagina se ele visse o que está acontecendo no século atual. Talvez diria que o homem já não existe e não passa de um animal selvagem e sem convicções da própria natureza.

Mas, apesar de tudo ainda amo a humanidade e o mundo em que vivo, porque tenho esperança no melhor que o homem ainda possui e fará ressaltar mais do que a sua podridão.

Para conectar o mundo com a realidade talvez se tirássemos da tomada o cabo do comodismo, e ligássemos o cabo do profetismo e da coragem em querer melhorar o que é o chão em que pisamos hoje e construimos nossa vida e lares.

Ou seria eu o desconectado?