sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Reflexão do Evangelho Lucas 6,39-42

(Pe. Rogério Zenateli 12/09/2025)

A santidade é um chamado que Deus faz para todos. A santidade exprime viver a existência alicerçada na Palavra de Deus. Não é apenas dizer crer em Deus, envolve viver segundo à sua Palavra.

 Jesus, no Evangelho de hoje vem nos falar da correção fraterna como um caminho de santidade. O cerne da correção fraterna é o amor ao próximo. Para amar o próximo é necessário amar a si mesmo primeiramente.

 Desta forma, ao corrigir alguém exige primeiramente que estejamos desprendendo esforço significativos de santidade e amor-próprio. Caso contrário não seremos referência de santidade e correção a ninguém.

 O amor-próprio impõe uma vida de cuidados, de busca pessoal de santidade. Jesus não proíbe a correção fraterna, aliás a reforça, porém a forma de exercê-la é preciso esforço, pois, ao corrigir alguém não sejamos acusados dos mesmos erros e ou erros maiores.

 A correção fraterna envolve amor ao próximo, o querer bem o outro. Pois ser santo não é uma questão individual. Não podemos cair no indiferentismo, o outro é para mim também ocasião de santidade. Por que então não sermos santos coletivamente?


Foto: Batismo da Rebeca na Capela Cristo Rei em 31 de agosto de 2025 - Cachoeira da Serra (PA)

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Reflexão do Evangelho Lucas 6,20-26

(Pe. Rogério Zenateli 10/09/2025)

 A edificação de uma nova sociedade exige uma transformação. Essa transformação é pautada nas bem-aventuranças. Uma regra que não apenas gera transformação, mas, inclusive uma nova humanidade que propensa nos valores do Reino.

 Jesus ao ensinar as bem-aventuranças conduz os discípulos à fórmula da vida santa que, tem por objetivo a transformação do ser humano e consequentemente de uma nova sociedade cujo valor vem do alto.

As bem-aventuranças são atitudes que nos levam para o céu. Os ais proferidos, são recordações a fim de que não nos afastemos das práticas das bem-aventuranças. Esses ais demonstram a fragilidade humana ante a tentação, é o destino dos que não vivem a justiça do amor.

domingo, 7 de setembro de 2025

Realce


 Pode ser que, o que Deus faz em nossa existência, é realçar o que mais belo somos. Por que nos cerca de tantos carinhos em meio a tanto caos? Só deve ser amor por mim, por ti, por todos nós. "Vinde a mim todos vós que estais fatigados e vos darei repouso" Ele nos diz. Ah quanto amor imerecido, no entanto, é Ele quem julga sermos merecedores de suas dádivas e pinta em cada momento da existência, obras de "arte" que são reflexos da sua misericórdia por nós, basta estarmos sensíveis para perceber e reconhecer tamanho cuidado ao nos aliviar das tensões...vale muito prezar a vida, a existência. "Quem perseverar até o fim, será salvo". 

sábado, 6 de setembro de 2025