quinta-feira, 16 de junho de 2011

Felizes os que promovem a paz


“Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5,9). Essa passagem da Boa Noticia de Jesus, escrito por Mateus, nos mostra que Deus é manifestação da paz, que, homens e mulheres, crianças, adolescentes e jovens desejam no seu intimo.
A paz é o desejo de muitas nações que vivem em conflitos. A paz é o bem relacionar-se consigo mesmo, com as pessoas, com os povos e nações, é o verdadeiro ideal do processo de globalização – muito embora esse desejo seja de Deus, homens na história abraçaram apenas a parcela econômica comercial e não na sua integridade.
Sim a paz global é afetada pelo consumismo desenfreado; por ideais de dominação de poder. Geram as disputas, guerras, violências, apelações morais, competições, injustiças, explorações do homem pelo homem e da natureza. Isso desequilibra a harmonia da criação de Deus e foge do ideal inerente no coração da humanidade de viver bem.
Seria oportuno, viver constantemente a liberdade verdadeira que só conseguimos na promoção da paz. Os vários vícios é a gênese do aprisionamento dos homens às suas misérias. Privam o homem da verdadeira paz e fugitivos de um equilíbrio humano e social, ofendem as relações humanas. Criam ambientes de morte, violência e doenças.
“Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5,9).
Aqueles que desejam a paz completa são chamados de filhos de Deus. Aqueles que lutam para que nas famílias cessem as várias formas de violências. Lutam a fim de que cessem a violência das drogas no meio da juventude. Lutam para que a verdade do desejo de seus corações, no ideal de paz, seja compreendida por chefes das nações que apenas enxergam o domínio e a injustiça.
Oremos: Ajuda-nos, Senhor, a promover a paz. Olhai os que sofrem com as violências, guerras e injustiças. Demonstrai o vosso amor sobre nós e lute ao nosso lado em favor da paz e da justiça verdadeira. Cessem o domínio do homem pelo homem, de nações contra nações. Aumente em nós o fogo da sua paz, que queima e transforma nosso ser e viver nesse mundo. Por nosso Senhor, Jesus Cristo. Amém.

Nenhum comentário: