sábado, 26 de dezembro de 2015

FAMÍLIA HUMANA

Nesse final de semana a Igreja nos convida a refletirmos sobre a Família.

Ela propõe dentro do calendário litúrgico, na Oitava do Natal, a Festa da Sagrada Família. A família de Nazaré (Jesus, Maria e José), é trazida como modelo de família cristã: amante da vontade de Deus.

No entanto, podendo falar-lhes com certa piedade, ao contrário, o trato dentro da realidade do terror que vive a família atual e que também viveu, de certa forma, a Sagrada Família de Nazaré.

Parecendo ser tudo divino, a real história não rebuscada de estilo literário para amenizar o relato e economizar discursos devido a carestia de materiais para narrar a história do Senhor, Mestre Jesus, o Cristo, faz lembrar as angústias da família humana atual.

Os pais que lutam para manter a família unida. Filhos que se rebelam em fases de seu desenvolvimento. Tanto os pais e os filhos são incompreendidos entre si. Diferença de cultura, diferenças linguísticas? Talvez incompreensão simplesmente e ou egoísmos das três partes.

O projeto de Deus para a humanidade sempre foi diferente das convicções e opções humanas. Fugindo às regras de nossos temperamentos e lógicas, Deus propõe o caminho do amor.

Em uma atual realidade que consiste na autossuficiência, o projeto de Deus não faz sentido, novamente! Como não fez sentido na época da instauração da Sagrada Família de Nazaré. Porque a lógica humana é contrária à sabedoria divina.

É mais fácil guerrear do que promover a paz. Mostrar poder do que amar. Ignorar do que saciar a fome. Saciar a fome do que promover o ser humano. E por isso, a sabedoria divina é contrária à lógica humana, Ele prefere, no nosso julgar, o mais difícil.

Se nós mesmos não nos compreendemos, Ele, investe em nossa compreensão.

E, por isso, a Família Humana é um mistério a si mesmo. Quantas famílias em tantos lares se perguntam o seu princípio, ou seja, qual o sentido, significado de sua existência?

A maioria não encontra resposta, simplesmente pelo fato de rejeitar a proposta divina de se ter uma Sagrada Família como modelo.

Qual a importância da Sagrada Família no terror cotidiano de nossos dias? O aceitar o projeto de vida que Deus tem para todos nós individualmente e familiarmente.

A Família Humana precisa transcender. E, sabemos que, toda transcendência está pautada na libertação das estruturas que prendem o seu transcender (progresso).

Há milênios, o homem insiste em investir em velhas estruturas que o prende ao seu estado de selvageria e quando pensa que está progredindo, olhando para a história, percebe o quão nada progrediu e o quanto regrediu. Disfarçadamente assume apenas uma roupa nova, mas, o velho homem continua sendo o mesmo.

Até quando a humanidade vai precisar desvalorizar-se a si mesmo com a hipocrisia de regras que apenas usa de maquiagem para esconder as velhas rugas de tristeza e agonia que se submetem nessas estruturas enferrujadas e que destroem cada dia mais o próprio existir?

Apoiados nesse comodismo diário, nossa humanidade perde espaço para estar ao sol.

A Família de Nazaré nos ensina a sermos transcendentes sem deixarmos de sermos humanos. Sofreram os mesmos terrores que muitas das famílias humanas enfrentam hoje. A luta para se manterem unidos e protegerem seus filhos.

A Sagrada Família de Nazaré conserva no coração que os une, a valorização divina de suas vidas, e, se tornam corresponsáveis para serem felizes. Não é egoísta, compartilha os ideais e sonhos e sofrem, como todo bom ser humano autêntico, para serem felizes com a simplicidade de quem depende um do outro para isso.

 A Sagrada Família de Nazaré acredita no projeto de vida de Deus para eles e para toda a humanidade.

A Sagrada Família de Nazaré sabe com toda a sabedoria de Deus que, sendo verdadeira Família Humana, transcende a fortaleza de seu lar, pois, ser humano significa aceitar e acreditar no projeto misericordioso de Deus para a vida humana. Pois, não há hipocrisia em suas leis e não há ferrugens sem suas estruturas. O que há no projeto misericordioso de Deus? Há AMOR.

Amor que faz gerar a vida, a família, a humanidade e sua transcendência libertadora que a faz protagonista de uma felicidade sem fim, mesmo nos tormentos da naturalidade humana.

Amor que cessa guerras e lutas pelo poder. Amor que é serviço significativo para a felicidade um do outro. Corresponsabilidade para ser feliz.

Família Humana é ser feliz em conjunto e não no particular. É valorizar a vida e transcender.


A Sagrada Família é modelo de Família Humana, pois, nos mesmos terrores, não deixou de acolher o projeto misericordioso de Deus como alicerce para a edificação de seu lar.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

TEMPOS NOVOS, MISSÃO ANTIGA

Deus em Cristo Jesus, inaugura um novo tempo. Tempo de restauração e testemunho da sua misericórdia na vida do homem.

Somos convocados a continuar a missão de Cristo. Missão de libertação do que nos prende à corrupção de nossa dignidade humana, o mal.

A missão de Cristo trata justamente de inaugurar o Reino e o Senhorio de Deus sobre a humanidade. Ensinando por palavras e exemplos a serem seguidos na prática do bem e do amor ao próximo.

A prática do bem e do amor ao próximo se torna assim, atitude violenta aos que desejam conquistar o mundo pelo terror, autoritarismo, brigas pelo poder, e tantas outras formas de denegrir o humano.

A prática do profetismo de hoje, é o bem, o amor ao próximo. O ajudar ao outro vivenciando a paz e concórdia e não o ódio e as divisões. Visa a unidade dos homens numa mesma práxis, a práxis cristã, que é Amar o Próximo.

Assim agindo, somos os menores no Reino, por que o poder que Deus nos concede é o serviço a todos. E, servindo a todos somos os maiores neste existir. Deus nos torna todos importantes, por isso, a união é a base de seu Senhorio e de seu Reino sobre o mundo que Ele fez.

Assumir a nossa prática cristã é mover-se em serviço e propagação do Reino de Deus que também é nosso.


Agir com tal profetismo, é desabrochar o novo céu e nova terra tão esperado por todos e tão presente nos que no Senhor colocam a sua esperança.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO

Deus nos é benéfico.

Nos beneficia constantemente. Não esquece de nós e nos convida a n'Ele encontrar o refugio.

Jesus, a Palavra Encarnada de Deus Pai, pede que vamos a Ele, pois, a todo aquele que está cansado e fatigado, tem que vir até Ele, Ele dará descanso, porque seu jugo é leve.

Esse é o sentido de libertação, proposta de Deus para os homens.

Se lançar em Cristo Jesus, é expressão de verdadeira libertação. É adentrar no mistério profundo de Deus e se comprometer com a libertação pessoal e também universal.

Jesus alivia os prejudicados, aprisionados a um sistema que não satisfaz apenas com o material e o conforto desse mundo.

Jesus, é o enviado do Pai para trazer a libertação total ao homem de sistemas que aprisionam e o tornam infelizes e não realizados.

Por isso, seguir a Cristo é se comprometer consigo e com o próximo.

Ajudar o pobre e miserável a não ser mendigo desse mundo, mas, liberto de seus fardos, promover a sua humanidade para ser feliz novamente.

Deus não vem para aprisionar mas, para libertar o homem da exploração do próprio homem.

Chega para nos saciar com a sua justiça que é a nossa salvação.

Envia seu Filho para que possamos restaurar a imagem e semelhança divina que um dia perdemos pelos nossos sistemas maldosos que originaram o pecado sobre o mundo: fardo pesado que o sacrifício de Cristo aliviou.

Jesus nos ensina o caminho da libertação, sendo próximo de nós e dá o testemunho para sermos próximos uns dos outros na doação da própria vida em resgate de muitos.


Jesus não nos ensina a sermos exploradores e nem inimigos uns dos outros. E, sim, irmãos.

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

HUMILDEMENTE PRESENTE

Hoje a Igreja celebra a Imaculada Conceição de Maria.

Festa importante da fé cristã.

Nasce da espontaneidade da Trindade, fruto de um amor infinito aos homens e a todas as criaturas de Deus.

A Deus, que nada é impossível, gerar Maria, sem a mancha do pecado original, é marcar na história dos homens o seu poder que é Amor e Serviço à humanidade.

Como dom de Amor e Serviço, nada mais coerente que, Maria, se coloca em atitude serena, na humildade como a serva do Senhor.

Pois um só é o Senhor, Criador de tudo e Salvador da humanidade.

Maria, entra na história da Salvação com humildade. Se torna Serva por Amor, pois, é serva da Palavra de Deus, que se encarna em seu seio virginal.

Não são vontades humanas, mas, disposição do amor de Deus que, Ele, fez maravilhas em nosso meio.

Maria, a Imaculada. Nos ensina a humildade e a servidão à Palavra de Deus.

Ser todo de Deus, foi o significado do sim de Maria. O seio puríssimo por causa do Cristo, não por vontade humana, mas da vontade divina e seu poder amoroso sobre suas criaturas.



Obrigado Senhor, pela imaculada conceição de Maria, que marca em nossa história a força da Ressurreição de Cristo o nosso Salvador. Tornando-nos novas criaturas.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

PERSEGUIÇÕES

Cristo Jesus, foi perseguido desde o momento de sua concepção.

Maria e José tiveram que se exilar para fora de sua terra natal.

O Filho de Deus, orienta dessa forma aos seus discípulos a não temerem mas, assumir a perseguição com um ato de esperança em Deus.


Motiva-nos assim, como Igreja, a sermos testemunhas do amor do Pai sobre a humanidade, perseverando na Fé, na Esperança e na Caridade.


Numa atitude real assumir, de forma evangélica, as perseguições. Pois, através delas, Jesus transmite seus ensinamentos e protege os seus crentes.


Jesus nos alerta a não preparar defesa nas perseguições, pois, nos dará palavras sábias que nenhum perseguidor irá derrubar. E exorta a permanecermos em nossas ações e seremos salvos.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

SÍMBOLOS DE DEUS NA VIDA DO MUNDO

A Igreja manifesta o poder de Deus.

As bençãos do Senhor são derramadas. O anúncio do nome do Senhor e de seus feitos vem através da Igreja. Através disso, a fé do ouvinte faz com que essas bençãos sejam experimentadas.

Assim os símbolos de Deus, presentes no mundo, tornam-se o sinal sagrado de sua presença e ação entre os homens.

Desta forma, a Igreja, se trata de um sacramento: sinal sensível da presença de Deus sobre o mundo.

Sinal de renovação, sinal de vida, sinal do Reino de Deus sobre a terra. Inaugurado por Jesus, a Igreja, continua o reinado de Cristo sobre a vida humana.

sábado, 21 de novembro de 2015

O REINADO DE JESUS

O reinado de Jesus não é desse mundo como Ele mesmo afirma no diálogo com Pilatos.

O reinado de Jesus acontece na nossa entrega em favor dos mais desfavorecidos desse mundo. Os pobres, os marginalizados, aqueles que Ele chama de "pequeninos".

O reinado de Jesus acontece no coração humano entrega ao auxílio dos mais necessitados. Na ajuda a alguém que nos pede. Ou seja, no desprendimento da nossa vida para servir a vida do outro que precisa: o meu próximo.

Que Jesus, o Rei, possa continuar reinando nas boas ações que fazemos, pois, é Rei porque nos ensinou a fazer o bem e não o mal aos nossos semelhantes. Se pondo a serviço e nos ensinando a servir uns aos outros por Amor, com Amor e no Amor.


Assim agindo, esperamos um novo amanhecer na história de nosso mundo.

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

A CASA DE DEUS

Construir comunidade é fortalecer os vínculos de amor com Deus.

O templo do Senhor é o homem. Nele, Deus faz sua morada. Por isso, cuida de nós: "O zelo pela sua casa te consumirá".

Jesus se consumiu para que fossemos libertos de todo mal.

Unir perante o seu amor e ser a sua comunidade.

Comunidade dos que creem e perseveram. Dos que deixam serem edificados como igrejas, templos do Senhor, os decaídos pela maldade dos pecados, libertados na consumação de Cristo, para sermos sem mancha e irrepreensíveis no amor.


Assim é Deus que nos escolheu para fazer de nós a sua casa. Escolhemos Deus, como nosso refúgio das tormentas que nos assola. Pois, Ele, está em nós, nada podemos temer.

O TEMPO PRESENTE

Vivemos sempre ocupados e preocupados. Muitos no cansaço do dia-a-dia não enxerga o tempo de paz e sossego ao seu redor.

As preocupações consomem os momentos de silêncio em que poderia ser ouvida a voz de Deus e ou acolhida melhor a sua benção sobre a história.

Ser sensíveis ao tempo presente em que o Senhor está agindo em nossa história. Dedicarmos um tempo para estar com Ele, ajudaria em muito a nossa prática humana.

Deus continua presenta na história humana. Ele nos questiona constantemente sobre a nossa existência: no rosto dos marginalizados, nos olhares sem brilhos de uma criança que passa fome, na tristeza do injustiçado, no abandono de ideais em prol do povo de tantos governos em nações no mundo inteiro...estejamos atentos ao grito silencioso que o Senhor nos lança todos os dias para o cuidado do mundo que habitamos.

Deus ainda se importa conosco. Nos importamos com Deus?

Que nesse dia possamos lançar um olhar mais sério ao que sucede ao nosso redor e nos coloquemos em atitude de prática das virtudes e não dos egoísmos que nos prendem às más ações.


Vamos enxergar em cada amanhecer e anoitecer o amor de Deus que nos impulsiona a renovar no tempo presente, a nossa história de amor com Deus e com o mundo.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

A FIDELIDADE



Deus nos concede dons incríveis. Nos cobra apenas a fidelidade. Fidelidade que faz com que esses dons sejam multiplicados.

O que interessa a Deus, independente da nossa situação é que nos mantenhamos fiéis ao seu projeto de vida para nós.

Deseja que utilizemos dos nossos dons para produzir frutos do amor.

Jesus Cristo na sua fidelidade ao projeto de Deus, demonstrou para nós que Deus nos ama, sem fim. Nos ama até as últimas consequências. Foi fiel ao Pai e a nossa humanidade, servindo-nos com amor.

Jesus multiplicou os seus dons tornando-os sua Igreja.

Multipliquemos os nossos dons, transformando na ação do Espírito Santo, em santificação do mundo. Cuidemos de nossos doentes, promovemos a paz, sejamos solidários.

Deus quer que produzimos bons frutos a partir da qualidade de dons que já nos concedeu. Ou seja, nossos dons a serviço do Reino, é a procura constante de Deus de que sejamos homens e mulheres que produzam o bem e não o mal.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

ELE VEM E SE APROXIMA DE NÓS



Zaqueu queria ver Jesus, quando este passasse.

No entanto, foi Jesus quem viu Zaqueu e dele se aproximou.

Tocou seu semblante e em sua casa se hospedou. Embora críticas lhes atribuíssem, a um coração perdoou.

Um pecador convertido. A vida restituída. O Amor renovado.

É assim a vida com Jesus, sempre à frente de nós. Preparando nosso caminho. Facilitando nosso encontro com Ele.

No amanhecer e ou fim do dia, ou no seu percurso. Ele vem ao nosso encontro, se aproxima de nós e nos torna trabalhadores em sua vinha!