Hoje é dia de São Casimiro, filho do rei da Polônia, nasceu em 1458. Praticou de modo excelente as virtudes cristãs, principalmente a castidade e a bondade para com os pobres. Tinha grande zelo pela propagação da fé e uma singular devoção à sagrada Eucaristia e a Nossa Senhora. Morreu vítima de tuberculose em 1484.Justamente hoje o Evangelho (Mc 11,11-26) proposto pela Igreja, fundada por Jesus Cristo com o seu Sangue e Corpo pendente na cruz, vem nos falar da fé.
Fé que São Casimiro defendeu e propagou a exemplo de Cristo que chama a atenção dos vendilhões e assim subsequente dos chefes de Israel que exploravam a fé do povo e transformou a casa de Deus, em covil de ladrões e oportunistas.
A fé não é puro sentimento, mas, sim, puro compromisso com Deus. Não é direito de ninguém explorar a fé alheia e transformar a casa de Deus, o lugar de encontro da pessoa com o Senhor da sua vida, em lugar de simples comércio. Ou até mesmo, fazer com que muitos sejam explorados numa fé subordinada ao dinheiro. Ai temos o Evangelho dominical anterior: "Não deveis servir a dois senhores (...) não deveis servir a Deus e ao dinheiro" (Mt 6,24-34). Justamente porque nossa confiança não está em algo que acaba, que tem fim, mas naquilo que é infinito.
A fé tambem é uma resposta à graça recebida de Deus.
Ou seja, Deus primeiro vêm ao nosso encontro com a sua graça, só depois disso que nós vamos ao seu encontro com a nossa fé. Nós não pagamos a graça de Deus como se fosse uma mercadoria. Muito pelo contrário, nossa relação com Deus não deve ser comercial. Deve ser amorosa, pois, a graça de Deus é expressão de seu amor por nós. Não devolvo o meu dízimo ou oferto um dom a Deus pelo simples fato de Ele depois me enviar muitas graças do céu.
Ou seja, Deus primeiro vêm ao nosso encontro com a sua graça, só depois disso que nós vamos ao seu encontro com a nossa fé. Nós não pagamos a graça de Deus como se fosse uma mercadoria. Muito pelo contrário, nossa relação com Deus não deve ser comercial. Deve ser amorosa, pois, a graça de Deus é expressão de seu amor por nós. Não devolvo o meu dízimo ou oferto um dom a Deus pelo simples fato de Ele depois me enviar muitas graças do céu.Deus nos concede a sua graça "de graça". Nos concede graças porque nos ama e não porque quer estabelecer uma relação de comercio conosco como um dono de supermercado.
Nossa fidelidade e confiança total a Deus deve partir do amor que temos com Ele. Pois como nos amou primeiro, como diz o velho ditado: "Amor com Amor se paga!" Devemos ama-lo porque nos ama e merece o nosso amor. Embora muitas vezes não merecemos o seu amor, mas, como um eterno apaixonado por nós, sempre nos amará e nunca deixará de por em nossas mãos os beneficios do amor. Sempre vai nos dar como graça o que precisamos se buscarmos em primeiro lugar o seu Reino e a sua justiça que, não está embasada nos poderes humanos e nem no dinheiro, mas, no seu amor por toda pessoa humana.
Se for devolver o seu dízimo devolva-o com amor e fé, e não porque Deus vai te cobrir de bençãos, embora seja também uma promessa, mas, promessa a quem devolve com amor e não por preceito, as vezes, duro a seguir. Se for dar a sua oferta, também a dê por amor e com amor e não como agrado ou para mostrar aos homens que possui posses. Ninguem pode comprar amor ou pagar pelo amor de alguém e muito menos pagar o amor de Deus, Deus é amor. Então, independente do seu dinheiro ou não, Deus te ama do mesmo jeito.
São Casimiro esgotou a sua vida na propagação dessa fé. Homem de posses e herdeiro do reino da Polônia, deixou esse reino em busca do Reino de Deus e se tornou herdeiro do Céu e hoje habita e toma posse com Jesus dessa herança. Partilhemos a nossa fé e busquemos a confiança no Deus de Israel que fez o céu e fez a terra.
A fé transforma o homem. O faz ser cada vez melhor mediante o seu arrependimento e conversão. Então a fé não é branda mas é como o fogo que transforma e faz nascer de novo com novo vigor as plantas e ervas dos campos. Como anda a sua vida de fé, você está deixando a sua fé te converter e te tranformar no maior no Reino de Deus?
O maior no Reino de Deus é aquele que serve a todos. Assim como o Filho de Deus que não veio para ser servido, mas, para servir e dar a sua vida para resgate de muitos (Mt 6, 24-34)
Nenhum comentário:
Postar um comentário