quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Experiência espiritual

Foto Francis Ronsini (Pascom Nossa Senhora Aparecida)
Estive participando de uma romaria a pé que ocorre em São Manuel (SP) todos os anos no Dia dos Pais. Há três anos estou como pároco no Santuário Nossa Senhora de Aparecida em Aparecida de São Manuel, e acompanho a peregrinação das paróquias de São Manuel na referida data, mas, como pároco é a primeira vez que pude participar, sendo que a primeira vez foi como estudante de Filosofia quando me preparava para ser padre no ano 2002.

Foi uma experiência espiritual diferente, uma vez que, pude perceber não só o aumento dos participantes, mas, também a evolução espiritual dos participantes. Com certeza as pessoas não estavam ali para cumprir uma obrigação e mesmo para ver o que é essa romaria, como mero espectador. Estavam ali para agradecer graças alcançadas e também para pedir e vi isso estampado também na fé dos principiantes, crianças que acompanhavam e demonstravam já essa grande experiência pessoal com o Senhor, na devoção à Virgem Maria. 

Esses laços amorosos entre o humano e Deus / Deus e humano se traduziu em orações; expressões públicas de fé; pés no chão, enfrentando as pedras, poças, desníveis, asfalto...; a luta para por nos ombros o mastro do andor com a "imagenzinha" de Nossa Senhora Aparecida ornado com carinho por pessoas de grande fé e com as mais delicadas flores, como merece a Mãe de Jesus; desafios de se levantarem mais cedo para caminhar do lado e ou atrás do andor a fim de celebrar a grande vitória de Cristo sobre o pecado manifestado na grande oração da Igreja chamado Missa. 

Toda essa manifestação amorosa trouxe grande paz em meu coração, principalmente nos dias em que se vivia a novena em honra a Maria assunta ao céu, em que, houve momentos de tensão na preparação e execução, onde me perguntava será que toda essa luta em apaziguar os nervos e vencer os conflitos, realmente vale a pena? Deus deu a resposta de uma forma livre e linda, maravilhosamente, como sempre Ele faz comigo, em minha experiência de fé, Sim! Compensa...Não pelas desavenças que ocorrem pois, não deveriam, mas porque é comprovado o amor dos fiéis à Ele. Por tudo isso ainda vale a pena lutar e não deixar-se esvaziar o sentido das comemorações e manifestações públicas da fé em Aparecida de São Manuel e nem em outro lugar que com certeza também ocorrem. Mas, antes de tudo sermos obedientes à palavra do Filho que diz, "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e tudo mais vos será acrescentado!". 

Obrigado, Senhor, por não deixar-me completamente na solidão de meu deserto! Sempre, como a seu Filho Jesus, envia anjos para nos servir, embora as tentações sejam muitas e frequentes. Obrigado. 

Nenhum comentário: