segunda-feira, 4 de março de 2013

O Pai que está no céu, modelo de paternidade humana

Pintura que representa Deus Pai na
cúpula do Santuário
NSa. Aparecida em Aparecida de São Manuel-SP.
Pintado por Bruno di Giusti em 1992.
Queridos irmãos e irmãs em Cristo e todos que navegam por nosso Blog. Queria refletir com vocês hoje algo muito interessante no relacionamento de Deus com a humanidade. 

Um ponto que causa certo incomodo para nós com relação ao que nos diz o Senhor Jesus quando diz que na terra não deveis chamar ninguém de pai, porque um só é o nosso Pai, aquele que está no céu, se referenciando à Deus quem nos criou.

Nós humanos, somos falhos em nossas relações. Sempre deixamos que as emoções falem mais alto do que a voz da razão e da Palavra de Deus.

A imagem familiar hoje é muito deturpada, mas, a figura da mãe, continua ainda forte na mente dos filhos como aquela que ama e protege. A figura masculina, é um pouco manchada devido o homem ser um pouco menos insensível às necessidades afetivas dos filhos. Estão preocupados com o trabalho e a autoridade dentro da casa, ficando o afeto para a figura feminina.

Quando Jesus afirma aos seus discípulos: na terra não chameis ninguém de pai, pois um só o vosso Pai; nos coloca diante de uma realidade que só encontramos em Deus, a Pessoa que sabe dar o que realmente precisamos e nos dá aquilo que necessitamos no momento certo e não quando desejamos. 

Os nossos progenitores, os "pais", aqui da terra devem ter aqui Deus como modelo. Deus Pai, é um modelo que os que colaboram com Ele na criação, devem seguir. Quando fala, um só é o vosso Pai, Jesus quer ressaltar que nossa ideia de autoridade sobre as criaturas, passa pela autoridade de quem é o autor da autoridade verdadeira. Pois, somos todos filhos de um mesmo Pai.

Ao mesmo tempo em que chamamos os nossos progenitores de pais, queremos que eles assumam o papel de pai que é Deus. Por isso, o mandamento: Honrar pai e mãe (quarto na lista dos 10 Mandamentos que Deus deu à Moisés). Honrar na Bíblia é usado apenas como referência à Deus. Mas, o próprio Deus pede que os filhos honrem os pais que estão na terra com a mesma dignidade que se honra a Ele.

Deus Pai valoriza o papel dos pais, como homens que buscam servi-Lo. São como os braços e mãos d'Ele na vida de sua criatura, os educando para reconhecerem no tempo oportuno o verdadeiro Pai e assim nos pais honra-Lo com todo o amor, força, inteligência e alma. 

Jesus não despreza os homens com a capacidade de gerar vida (filhos), mas, lembra que enquanto não estiver totalmente convencidos e aceitarem Deus Pai como modelo para o exercício da sua paternidade, o termo pai, vai ser apenas uma forma de respeito e não de semelhança e imagem de Deus à qual fomos criados.

Pensamos nisso, será que estamos exercendo a paternidade como Deus deseja? E as palavras de Jesus que parecem ser tão duras a esse respeito de não ser chamados de pais aqui na terra, não seria mais uma chamada de atenção para que possamos viver com determinação a nossa imagem e semelhança divina a qual fomos criados? Ou será porque ainda não temos qualidades suficientes, por não assumirmos a verdadeira função de um pai?

Há pais que não auxiliam os filhos no crescimento da fé, nos valores morais e humanos que o elevam e os tornam verdadeiros seres humanos, com suas responsabilidades e verdadeira liberdade; comprometimento consigo mesmo e com o próximo; solidariedade profunda e não superficial de quem tem uma obrigação cumprida em prol dos necessitados, e tantos outros valores que poderia estar enumerando aqui.

Na Palavra de Deus, encontramos verdadeiras atitudes do Pai que deveria ser assumida como modelo para a família: o perdão; a misericórdia; o amor verdadeiro que corrige e não castiga e também não "passa a mão na cabeça"; a mágoa que é curada com a segunda chance; e muitas outras qualidades de Deus que encontramos em sua Palavra.

Irmãos e irmãs, não desistimos dos filhos, eles querem alguém em que se espelhar, que esse alguém não seja um traficante, um bandido, assassino, prostituta ou prostituída, drogado e ou alcoólatra, mas, seja o homem e a mulher que age em suas vidas como semelhança e imagem do verdadeiro Pai que está no céu e é o criador de tudo. Devolvemos a Deus o que veio d'Ele com a mesma pureza e amor com que foi nos dado.

Atenciosamente e abençoando a todos que colaboram com Deus na continuidade da criação: os pais e as mães que Ele mesmo escolheu para serem sua presença no mundo na vida dos filhos que deles nasceram.

Padre Rogério Zenateli.

Nenhum comentário: