Reflexão do Evangelho João 20,24-29
(Pe. Rogério Zenateli 03/07/2025)
A fé de Tomé é diferenciada dos demais Apóstolos. São Gregório Magno, papa do século VI diz que Tomé toca a humanidade de Jesus em suas chagas e experimenta o divino de Jesus e professa um pilar da fé cristã referente a Jesus: Senhor e Deus. Desta forma a Igreja nasce pelas expressões de fé dos discípulos ao considerarem Jesus, Senhor e Deus.
Essa proclamação de fé de Tomé é semelhante à anterior quando eles proferem que Jesus é Deus em Cesareia de Filipe através da boca de Pedro: “Tu és o Messias, o Filho do Deus Vivo”. O contexto era diferente e mesmo Jesus, não considera um ato de fé tão grandioso como fora após a ressurreição com esse episódio de Tomé. Proferir a fé em Cristo pós ressurreição foi um divisor de águas para Tomé e para os demais discípulos.
Em muitos momentos da nossa caminhada, somos um pouco de Tomé, queremos ver para crer. E a experiência a partir da dúvida, é muito mais forte para a convicção do que simplesmente crer porque outros disseram. Você comprovou na sua própria carne o quanto Deus o ama. Quando na verdade, foi Deus quem te tocou para ter maior convicção daquilo que já vinha sendo credível. Mas, agora com mais intensidade, a ponto de não deixar mais dúvidas de que Jesus é Senhor e Deus como professou e testemunhou Tomé.
FOTO: Procissão de Corpus Christi 2025

Nenhum comentário:
Postar um comentário