terça-feira, 21 de outubro de 2025

CHAMADO [Crônicas da Vida]

 [Crônicas da Vida]

CHAMADO

Ela chegou em casa, depois de um dia em procura de emprego. Adentra e percebe o vazio. O chamado por aquele bendito fruto do seu ventre foi sem eco e sem resposta. O vazio dos cômodos da casa encheu o seu ventre de temor.

Olhava, procurava em todos os lugares, chamava e não era atendida. O ventre que expulsara a 10 anos atrás um fruto, ficando vazio. Vazio, ficou a casa. E o silêncio torturou a sua mente, gritou alto o horror e o medo. Um novo parto, esvaziou o seu lar.

Dias depois, o desespero tomou conta da sua existência ao descobrir que o seu fruto não existia mais ante os seus olhos. Nunca mais a teria em seus braços; nunca mais ouviria sua voz a chamando de mãe; nunca mais compraria um conjunto para deixá-la linda para um passeio pela praça e louvor na igreja a louvar o autor da vida.

A justiça clama o autor da morte, foragido. A humanidade morta e a monstruosidade viva em seu ser. O mal o dominou e maldito se tornou. Nunca mais será, ele mesmo, como o autor da vida o havia constituído. Assumiu outra identidade, distante da semelhança da vida, assumiu o caráter da morte. Revestiu-se de traição, traindo a si mesmo e sua humanidade. Tornou-se outra coisa distante de sua origem.

Ceifou não apenas uma vida, mas, todas as vidas. Aprisionou a todos em um luto e saudades eternas. Nenhuma grade de cadeia é mais forte do que as grades da saudade. Estar privado de liberdade não é nada comparado à dor da ausência.

Ela olha o vazio e o vazio não a enxerga e nem a consola. Ela, deseja ela com ela, barulhando e preenchendo a sala de alegria. Não mais...

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Reflexão do Evangelho Lucas 10,25-37

(Pe. Rogério Zenateli 06/10/2025)

 Jesus é questionado sobre o que fazer para obter a eternidade com o Pai. É citado sobre o amor a Deus e ao próximo. O mandamento do amor que Jesus nos deixou é um caminho para vivermos a eternidade com o Pai.

 Mas, o mesmo que questionou sobre como obter a vida eterna, questiona sobre quem é o próximo. O próximo para Jesus é aquele que passa por situações de vulnerabilidade. É aquele e aquela que está passando por dificuldades na vida.

 Mas, a lição que Jesus quer transmitir também é que, Deus vem ao encontro do ser humano. Ele não se afasta, Deus se aproxima, toca as feridas para curá-las; cuida daqueles que estão feridos pela vida.

 Os evangelhos relatam os cuidados de Deus sobre o homem, não para exaltar milagres, mas, sim, exaltar e apresentar quem é o nosso Deus. E nos mostra que Deus é compaixão e misericórdia com as suas criaturas. Pena que na maioria das vezes damos mais atenção ao fato do milagre do que quem opera o milagre e isso nos faz encontrar com Deus para receber milagres e não para sermos próximos de Deus que, deseja que cuidemos das coisas que são Dele.

Na parábola do samaritano, está contida toda a missão de Jesus, a de Deus que vem ao encontro do ser humano para cuidar dele. E deixa em reserva a Igreja para que continue a sua missão de cuidar dos feridos que Ele deixa nela até que Ele retorne e dê a recompensa.

 Cuidemos bem do nosso próximo, sem esquecer que no próximo Deus se apresenta a nós.