segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Reflexão do Evangelho Lucas 10,25-37

(Pe. Rogério Zenateli 06/10/2025)

 Jesus é questionado sobre o que fazer para obter a eternidade com o Pai. É citado sobre o amor a Deus e ao próximo. O mandamento do amor que Jesus nos deixou é um caminho para vivermos a eternidade com o Pai.

 Mas, o mesmo que questionou sobre como obter a vida eterna, questiona sobre quem é o próximo. O próximo para Jesus é aquele que passa por situações de vulnerabilidade. É aquele e aquela que está passando por dificuldades na vida.

 Mas, a lição que Jesus quer transmitir também é que, Deus vem ao encontro do ser humano. Ele não se afasta, Deus se aproxima, toca as feridas para curá-las; cuida daqueles que estão feridos pela vida.

 Os evangelhos relatam os cuidados de Deus sobre o homem, não para exaltar milagres, mas, sim, exaltar e apresentar quem é o nosso Deus. E nos mostra que Deus é compaixão e misericórdia com as suas criaturas. Pena que na maioria das vezes damos mais atenção ao fato do milagre do que quem opera o milagre e isso nos faz encontrar com Deus para receber milagres e não para sermos próximos de Deus que, deseja que cuidemos das coisas que são Dele.

Na parábola do samaritano, está contida toda a missão de Jesus, a de Deus que vem ao encontro do ser humano para cuidar dele. E deixa em reserva a Igreja para que continue a sua missão de cuidar dos feridos que Ele deixa nela até que Ele retorne e dê a recompensa.

 Cuidemos bem do nosso próximo, sem esquecer que no próximo Deus se apresenta a nós.

Nenhum comentário: