quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

CONCÍLIO VATICANO II (1)

O papa Leão XIV pede que durante esse ano de 2026 seja lançado um olhar ao Concílio Vaticano II, um olhar lançado em seus documentos, mas, principalmente ao espírito que levou São João XXIII a iniciar o Concílio Vaticano II.

O Concílio Vaticano II, convocado por são João XXIII, então papa à época em 1962 mas, foi encerrado por são Paulo VI no ano de 1965. Foi o 21º Concílio Ecumênico da Igreja Católica, e marca uma profunda modernização e abertura da Igreja ao mundo moderno, (aggiornamento). Possui quatro constituições principais: 

1 Lumen Gentium – ponto maior do documento: define a Igreja como o Povo de Deus com foco na sua estrutura e missão. 

2 Dei Verbum – Fala sobre a revelação de Deus e a importância da Palavra de Deus na vida dos cristãos.

3 Sacrosanctum Concilium – essa constituição reforma a Liturgia e permite que as missas sejam presididas na língua de cada país ao invés do latim como era até então.

4 Gaudium et Spes – foca a relação da Igreja com o mundo principalmente nos temas sociais.

O Concílio Vaticano II é visto como um “novo pentecostes” que renova a Igreja. Há também aqueles que não o enxergam assim, porém, é um Concílio importante para o desenvolvimento do diálogo e participação, elementos essenciais para que a Igreja continue a missão de Cristo no mundo.

Além das constituições, o Concílio possui declarações e decretos para reger a unidade e identidade da Igreja na humanidade.

Foto: https://www.a12.com/redacaoa12/historia-da-igreja/concilio-vaticano-ii-60-anos-de-sua-abertura.

Nenhum comentário: